Cristianismo avança na Indonésia, o maior país muçulmano do mundo
24/06/2019 12:02 em Novidades

https://guiame.com.br/gospel/noticias/cristianismo-avanca-na-indonesia-o-maior-pais-muculmano-do-mundo.html?fbclid=IwAR0LJX-ysTZwgbVbk4n3rFe1BjOUjI2S9smL8og3XQsOsgHPTeJybX6FKc0

 

Cristianismo avança na Indonésia, o maior país muçulmano do mundo

Estimativas dão conta de que cristãos podem ser 50% na capital, Jacarta; eles se reunem em igrejas domésticas.

 

 

Milhões de pessoas na Indonésia estão se tornando cristãs, apesar dos esforços de autoridades e militantes para deter essa tendência, de acordo com uma extensa investigação da BosNewsLife (BNF).

Em meio à turbulência no país, devido às recentes eleições, a maior nação muçulmana do mundo experimenta um crescimento sem precedentes da igreja.

 

Pelo menos três a quatro milhões de indonésios “se voltaram para Cristo” no ano passado, segundo autoridades cristãs com conhecimento muito próximo da situação.

Todos falaram sob condição de anonimato, já que a questão da conversão permanece altamente sensível na Indonésia, onde dezenas de pessoas foram presas ou até mesmo mortas sob acusações de “blasfêmia” contra o Islã.

“Mesmo que você veja alguém vestido como muçulmano, ele ou ela pode ter se tornado um cristão”, disse um evangelista experiente.

Em Jacarta, a capital, pelo menos 40% a 50% dos moradores podem ser “cristãos”, segundo estimativas de grupos da Igreja. Ainda não está claro quantos deles são “nascidos de novo”, um movimento que envolve a aceitação de Jesus Cristo como “Senhor e Salvador pessoal”.

“Ser ‘nascido de novo’ é visto por muitos pastores aqui como a essência do cristianismo”, informa o BNF.

Maioria muçulmana

Os muçulmanos respondem por cerca de 87% dos mais de 260 milhões de habitantes da Indonésia, disse a Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA), mas essas estimativas do governo americano são de 2010.

Além disso, surgiu o número de cristãos, incluindo protestantes (7%) e católicos (2,9%) têm crescido constantemente. “Esperamos que metade dos indonésios seja 'cristã', pelo menos no nome, dentro de cinco a dez anos”, disse um líder da igreja e evangelista à BosNewsLife.

Isso poderia significar que cerca de 130 milhões de indonésios se identificando com a fé cristã até 2028.

Perseguição e prisões

Atualmente, a situação na Indonésia é desfavorável à minoria cristã. Pelo menos seis pessoas morreram e centenas ficaram feridas nos tumultos mais recentes na capital do país, depois que a Comissão Geral de Eleições confirmou que o presidente Joko Widodo havia agredido seu desafiante, o ex-general Prabowo Subianto, nas eleições de 17 de abril.

No ano passado, o governador cristão de Jacarta foi condenado a dois anos de prisão por blasfêmia em um caso que os críticos afirmam ter minado a reputação da Indonésia de praticar uma forma moderada de islamismo.

Basuki "Ahok" Tjahaja Purnama recorreu da sentença de culpado, após o painel de cinco juízes, disse que ele foi “convincentemente provado culpado de blasfêmia”.

O governador argumentou que as pessoas estavam sendo enganadas se acreditassem que o Alcorão proíbe os muçulmanos de votar em não muçulmanos. Ele também ficou sob o fogo por muitas vezes citando a Bíblia e sua fé cristã em discursos, de acordo com informações da BNF.

“O caso com o governador mostra que ser cristão pode prejudicar sua carreira na Indonésia hoje”, disse uma mulher cristã dedicada e obreira da igreja.

“É talvez por isso que muitos cristãos podem até permanecer muçulmanos no papel”, acrescentou ela, referindo-se às preferências religiosas em carteiras de identidade e outros documentos.

A Indonésia se classificou em 30º na Lista Mundial da Perseguição 2019 da Portas Abertas, com aumento de 6 pontos comparado ao ano anterior. Esse crescimento em pontos é parte de uma tendência dos últimos anos.

COMENTÁRIOS